terça-feira, 31 de maio de 2011

Aprendendo a preparar uma tábua de frios


Com esse friozinho  e dia dos namorados chegando que tal aprender a preparar uma deliciosa tábua de frios acompanhada de um delicioso vinho para brindar com o seu amor!

 Com um pouco de criatividade, você monta uma tábua de frios deliciosa, combinando vários tipos de embutidos, queijos e frutas. É prático e não tem como errar, todo mundo adora.

- Em uma tábua própria para frios, retangular ou redonda, arrume os frios da borda para dentro.

- Fatie os embutidos bem fininhos, dobre cada fatia ao meio e sobreponha uma a uma.

- Se quiser dar um efeito bem colorido, comece com os frios mais escuros e vá colocando os mais claros, gradualmente, intercalando uma fileira de cada cor.

- No centro da tábua, você pode colocar queijos picados, azeitonas e pedaços de pepinos, por exemplo. Se preferir um sabor mais adocicado, coloque uvas (do tipo Itália) ou frutas secas, como o damasco e a tâmara

- Sirva com uma cesta de pães bem variada, combinando mini pães franceses, integrais, por exemplo. Um pão com sabor de queijo, como o parmesão, também é uma ótima ideia.

- Como acompanhamento, uma opção é montar uma seleção de diferentes patês em potinhos, como os de azeitona, tomate seco e peito de peru defumado.

- Para deixar tudo mais organizado, você pode montar a tábua na véspera do evento. Cubra com filme plástico e guarde na geladeira, para que os frios não azedem.


- Os vinhos tintos são os mais adequados para servir com a tábua porque resistem a todas as intensidades de sabor dos queijos. Não se esqueça de servir água mineral com e sem gás. Ela ajuda a equilibrar tanto o sabor dos queijos, frios e vinhos, quanto a dosar o teor alcoólico do vinho.

Use sua e abuse da sua criatividade na hora de decorar:



Você tem dificuldade em harmonizar vinho com comida? Vai uma dica o blog Noralex Vinos que tem como dona a Nora que é sommelier formada na Argentina, chique né?! Está com um super sorteio de um curso de Harmonização de Vinhos e Comidas (via e-mail) . Para participar clique aqui.
Eu já enviei a minha receita e estou aqui torcendo para ser a ganhadora! Acho muito interessante aprender um pouquinho ainda mais nesse friozinho que pede um delicioso vinho para degustação e sabendo combinar com a comida fica muito mais fácil, não é mesmo?!



segunda-feira, 30 de maio de 2011

Desejos


Desejo a vocês...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho.
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender um nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu.

Carlos Drummond de Andrade 



A Elisangela do blog Lar com Amor que ganhou o sorteio fez um lindo post com a Minnie.
Obrigada querida pelo carinho... 

sábado, 28 de maio de 2011

Veneza


Veneza é frequentemente considerada como um dos destinos mais encantadores e românticos do mundo. A cena de duas pessoas de mãos dadas passeando por um dos inúmeros canais da cidade em uma gôndola se tornou clichê no cinema e é copiada todos os dias por casais apaixonados. Também pudera: o cenário cheio de palacetes e restaurantes que oferecem jantares à luz de vela parece feito sob medida para ser desvendado a dois.



Em três dias é possível conhecer toda a cidade, classificada como patrimônio da humanidade pela Unesco. Construída no século V sobre uma lagoa, Veneza é um arquipélago formado por 118 ilhas interligadas por 177 canais e 400 pontes. Não há carros nem ônibus circulando por lá. O transporte público é feito por barcos (os vaporetti) e anda-se muito a pé.
Pode-se chegar a Veneza de avião, aterrissando no Aeroporto Marco Polo, na cidade vizinha de Mestre, ou de trem, pela estação Santa Lucia. Dentro da estação, há um centro de informações turísticas, que funciona em horário comercial. Lá, o visitante pode pegar um mapa com os principais pontos turísticos, um livro com endereços de hoteis e um guia cultural. Também pode comprar cartões que dão acesso ao transporte e museus da cidade por um, três ou sete dias.


No primeiro dia, aproveite para se perder pelas ruelas de Veneza. Você vai encontrar casas de pedra, monumentos, museus e igrejas por todos os lados. Tente chegar à Ponte Rialto, uma das três que cruzam Grande Canale ­a principal via de Veneza. Vendedores ambulantes oferecem máscaras, brincos e pulseiras. Siga para a Mercerie, a rua mais chique de lá. O dia pode terminar com um jantar romântico em um dos restaurantes da Piazza San Marco.

Guarde a localização para visitar a praça no segundo dia de viagem bem cedo, quando acontece a cerimônia de hasteamento da bandeira. Ali do lado fica a imponente Basílica de San Marco, igreja que guarda os restos mortais do padroeiro da cidade. Vale a pena pegar a fila para visitar a catedral, revestida internamente com 4,2 mil m² de mosaicos. Você pode subir a torre do sino do Campanile, o campanário, de onde terá uma vista completa da cidade.
Em frente à praça fica o Palácio dos Doges, antiga sede do governo, de frente para o mar, ótimo para ver a tarde cair. De lá, atravesse a Ponte dos Suspiros e visite a antiga prisão. 


Guarde o último dia para conhecer as outras ilhas da cidade. Pegue um vaporetto e vá até Murano, onde artesãos produzem peças de vidro e cristais manualmente. 



Um maravilhoso final de semana!


Fonte: Terra

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Delicia de Espumante


Um espumante é sempre muito bom...
Que tal convidar seus amigos e fazer um belo jantar acompanhado de um espumante para brindar a "VIDA"...


Algumas dicas:

 Brut (seco): acompanha aperitivos e entradas, frutos do mar, massas, saladas de folhas verdes, risotos, sushis e sashimis e queijos leves.


Demi-Sec (meio seco ou ligeiramente adocicado): acompanha aperitivos, frutos do mar, massas, risotos, carnes brancas, aves (molho agridoce), sobremesas, queijos roquefort e gorgonzola, pratos com molhos agridoce ou picante e torta de maçã.
Doce (bem adocicado): acompanha aperitivos e entradas, frutos do mar, sobremesas, massas e pizzas, salmão, peixes com molho de maracujá, sobremesas a base de frutas vermelhas.



Curiosidade: A diferença:

Espumante: É um tipo de vinho, que passa por uma segunda fermentação, e que faz ter as “bolhinhas” e espumas. Essa fermentaçã é feita dentro de cubas de aço inoxidável. Em geral, o espumante é produzido a partir das cepas Malbec, Cabernet Franc, Chardonnay, Pinot Blanc, Pinot Noir.
Champanhe: é um tipo de espumante, porém somente pode-se chamar de champanhe a bebida produzida na região de Champagne, na França. A bebida passa por regras rígidas de produção, e são usadas apenas três tipos de uva: pinot noir, pinot meunier e/ou chardonnay. A fermentação é feita dentro da própria garrafa, isso é um dos motivos também de ser mais caro.
Prosecco: também é um tipo de espumante, porém este é produzido na Itália, com um único tipo de uva, de mesmo nome, originária do Vêneto.
Enfim, o que importa é o sabor que você mais gostar, e que seu bolso pode pagar...champanhe é o mais caro!!!


 Que tal um brinde a vida?!

terça-feira, 24 de maio de 2011

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Acabe com o mau cheiro



Quem é dona de casa sabe o quanto é desagradável o cheiro que fica na cozinha após fritar um bife ou peixe... Por mais que você limpe o fogão, a pia e o chão, o odor não sai de jeito nenhum. Para resolver essa e outras situações sai e deixar sua cozinha limpa e perfumada, siga as dicas:

Fritura:
- Junte numa panela um pouco de água, uma laranja picada com casca, e alguns cravos-da-índia. Deixe essa mistura ferver enquanto você faz a fritura.
- Outra opção é ferver água com manjericão ou hortelã por 15 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura sob o fogão para exalar o perfume.

Verduras cozidas:
Couve-flor, brócolis e repolho exalam um cheiro muito forte enquanto cozinham. Para evitar o problema, acrescente um pedaço de pão francês ou de fôrma à panela durante o cozimento.

Vasilhas e potes plásticos:
Para tirar o cheiro forte desses recipientes, prepare uma solução com 1 xícara (café) de cloro misturada com 5 litros de água. Mergulhe-os nessa mistura por algumas horas. Em seguida, lave-os com uma esponja macia e sabão neutro.

Panela queimada:
Junte na panela 2 colheres (sopa) de sal para 1 litro de água e um pouco de detergente. Leve ao fogo e deixe-a ferver por alguns minutos. Por fim, lave-a normalmente.

Micro-ondas:
Aqueça, em potência máxima, por 5 minutos, uma vasilha com ½ litro de água e algumas rodelas de limão. Ótima solução para dar fim ao cheiro de pipoca e outros alimentos preparados no aparelho.

Geladeira:
Num pote sem tampa, coloque um chumaço de algodão embebido em essência de baunilha. Ou, se preferir, envolva um pedaço de carvão em papel absorvente ou filtro de café. Outra dica é colocar um pires com pó de café e ½ limão em uma das prateleiras do eletrodoméstico.

Mãos:
Se a fonte do odor é a cebola ou o alho, esfregue um pouco de pasta de dentes nas mãos e enxágue-as. Outra solução é esfregá-las em ½ limão e, por fim, lavá-las com sabonete comum. Mas se suas mãos ficaram com cheiro de peixe, lave-as com vinagre e, em seguida, esfregue um punhado de pó de café. Para finalizar, lave com sabonete.

Ralo da pia:
Faça uma solução com 1 litro de água quente e 1 xícara (chá) de bicarbonato de sódio e jogue-a no ralo. A mistura acaba com a gordura acumulada no cano, que exala o cheiro ruim.


Fonte: sadia

sábado, 21 de maio de 2011

Compreendi...


"Compreendi, então,
que a vida não é uma sonata que,
para realizar a sua beleza,
tem de ser tocada até o fim.
Dei-me conta, ao contrário,
de que a vida é um álbum de mini-sonatas.
Cada momento de beleza vivido e amado,
por efêmero que seja,
é uma experiência completa
que está destinada à eternidade.
Um único momento de beleza e amor
justifica a vida inteira"
Rubem Alves

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Resultado do Segundo Sorteio


Gostaria de agradecer todo carinho recebido no segundo sorteio do blog. Fiquei muito feliz com a participação de todas vocês...
Muito obrigada de coração!

E a sortuda foi o número: 90 - Elisangela do blog Lar com Amor







Parabéns !!!

Favor entrar em contato por e-mail no prazo de  três dias. Caso não entre em contato farei outro sorteio. Obrigada!
 
Um maravilhoso final de semana para vocês!



quarta-feira, 18 de maio de 2011

Etiqueta: Convidado Educado



Sempre que você é convidado para alguma festa ou reunião social é porque sua presença é muito bem-vinda. Afinal de contas, a gente sabe o trabalho que dá para organizar uma recepção, como é prazeroso ver que as pessoas estão aproveitando e, por outro lado, como alguém que faz pouco caso pode causar frustração. Por isso, fique atento a algumas regrinhas básicas e garanta seu lugar de novo!  

1-    Responda ao convite o mais rápido possível, confirmando a sua presença, para que os anfitriões tenham tempo de se preparar. 


2-    Aceite apenas um convite por noite. Dar apenas uma passadinha é muito feio, demonstra desinteresse pelo evento, ou, pior, pelos anfitriões. 


3-    Seja pontual.  Se o jantar for marcado para 21h, o convidado educado deve chegar, no máximo, às 21h15.


4-    Enviar flores para a dona da casa é um dos gestos mais simpáticos que um convidado pode ter.  Se você quiser mandá-las antecipadamente, certifique-se que chegarão no dia da festa, logo pela manhã. Assim, a anfitriã poderá incluí-la na decoração. 


5-    Mas se preferir chegar com as flores na festa, sem problemas. O ideal é escolher um arranjo de vaso, para evitar que a anfitriã não tenha que perder tempo procurando onde colocar suas flores. 


6-    Se preferir, ao invés de flores, leve uma caixa de bombons. Sempre agradam.


7-    Jamais reclame da distância, do trânsito, da falta de lugar para estacionar, enfim, de qualquer coisa que não esteja sob o controle dos anfitriões. 


8-    Despeça-se ao menor sinal de sono ou cansaço dos anfitriões.


9-    Lembre-se de agradecer o convite no dia seguinte. Telefone, elogie e comente detalhes que você reparou. Os elogios são a maior recompensa para quem recebe. Mas atenção: não critique ninguém que estava na festa. É horrível!


E você se considera um convidado educado?



Fonte: Sadia

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Doces Sonhos...



Como é bom deitar em uma cama limpinha, cheirosa e linda...
Doces sonhos...















Eu amo roupa de cama branquinha acho que transmite paz e delicadeza...
Qual vocês preferem?